Visite o site do nosso campus

domingo, 19 de junho de 2011

Calculando a Velocidade do Som no Ar

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Neste dia recebemos a visita dos colegas Pibidianos da escola Maria Garcia Pessi de Araranguá.  Os bolsistas Rafael e Juliane, juntamente com o professor orientador do projeto Rodrigo Ramos, nos mostraram um pouco do que estão desenvolvendo com os alunos de sua escola. Calculando a velocidade do som no ar através de um osciloscópio.

O osciloscópio é um aparelho que permite medir sinais elétricos em função do tempo. 

Nesta demonstração, observamos a velocidade do som captadas por dois microfones posicionados a cerca de 1m de distância um do outro, variando-se a distância posterirmente. Ao produzirmos um som os microfones captaram os sinais elétricos que foram representados pelo osciloscópio em imagem de ondulatórias. O aparelho representou duas ondas, uma de cada microfone, após ampliá-las calculamos a diferença entre elas e pela fórmula V= ∆d/∆t . Onde Velocidade é igual a variação da distância sobre a variação do tempo. Desta maneira chegamos a valores aproximados da tabela oficial, que traz a velocidade do som na atmosfera de aproximadamente 340m/s.                                          














terça-feira, 31 de maio de 2011

Construindo Mapas Conceituais

quarta-feira, 25 de Maio de 2011

Mais uma vez acompanhamos os alunos do 2º ano matutino e noturno ao laboratório de informática. Ali auxiliamos os alunos a construirem seus mapas conceituais, extraindo informações e conceitos de textos relacionados à óptica. A próxima etapa será a apresentação individual dos mapas  que auxiliarão na avaliação dos alunos pela professora, finalizando assim o conteúdo sobre o referido assunto.






Pelo que percebemos nesta aula, os alunos já estão dominando bem a ferramenta Cmap Tools e conseguem extrair conceitos de textos com maior facilidade.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Alagamento Na Escola Apolônio

Segunda-feira dia 16 de maio, como de costume fomos ao trabalho na escola Apolônio pela manhã. Assim que chagamos tivemos uma surpresa, a escola estava alagada pela chuva da madrugada anterior. Mas o que impressionou não foi o alagamento em si, isso é comum em chuvas fortes, mas a maneira com que a água entrou. A água verteu do teto da escola para dentro de algumas salas, mas principalmente na área comum da escola e no refeitório. Detalhe importante, a escola foi totalmente reformada em 2008, foi reconstruída na verdade, e teoricamente deveria apresentar boas condições para abrigar alunos e professores, mas não foi o que vimos nesta segunda.

Conforme relato das colaboradoras da escola, sempre que chove forte é a mesma coisa, o refeitório enche d'agua, "cai água como se fosse uma cachoeira" falou uma delas. Além da água estar por toda a parte na escola, outro problema causado pela chuva forte é o entupimento das fossas que, conforme nos foi relatado,  são pequenas para a demanda do local e impossibilitam o uso dos banheiros em dias de chuva intensa.

Por causa destes transtornos as aulas foram suspensas por tempo indeterminado na escola.






Nova Bolsista

Temos uma nova participante no grupo de bolsistas da escola Apolônio. A Micheli entrou no lugar da Leanny que nos deixou para ser bolsista do laboratório de química do IF-SC. Todas nós desejamos à Leanny boa sorte em sua nova jornada e recebemos a Micheli de braços abertos.

Seja bem vinda Micheli!


segunda-feira, 16 de maio de 2011

1º Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF-SC

Aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de abril, no campus Florianópolis o I Seminário de Ensino, Pesquisa e Extensão do IF-SC. 

O Evento contou com a presença de alunos e servidores de todos os Campi, que puderam participar de oficinas, palestras, apresentações artísticas e conferências sobre os 3 temas abordados no seminário. Ouve também a exposição de Posters sobre diferentes assuntos apresentados pelos alunos bolsistas e seus coordenadores, os quais foram avaliados e premiados.  

Os bolsistas do PIBID participaram do evento, porém esta categoria não estava sendo avaliada, nossos Posters estavam somente em exposição. Além da exposição, participamos de uma reunião Pibidiana, com participantes do programa de todos os campi, a troca de experiência foi válida. Fomos até Florianópolis de micro-ônibus no dia 26/04 em mais um dia de aprendizagem proporcionado pelo IF-SC. 






Concentradas na apresentação do Prof. Felipe Damasio 



Monique, Leanny, Karine (prof. supervisor), Carolini, Bruna e Lenise. Orgulhosas com o trabalho que estão realizando.





A exposição dos Posters.



Turma que foi de Araranguá até Florianópolis para apresentar seus trabalhos.


Turma do PIBID Araranguá com o Coordenador do Projeto, Professor Felipe Damasio.


Lentes

Segunda-feira, 02 de maio de 2011.

Com a colaboração da Joalheira e Ótica Alcidino realizamos uma aula expositiva e muito esclarecedora sobre lentes. Os alunos tiveram contato com lentes de vários tipos e diferentes materiais. Ao toca-las e analisa-las eles perceberam diferenças entre elas e expressaram-se com muitas perguntas.

A bolsista Lenise, que trabalhou em ótica e joalheria durante muitos anos auxiliou os alunos quanto às suas dúvidas, principalmente sobre a diferença entre as lentes de grau e sobre o olho humano. A ótica Alcidino nos emprestou um "pupilômetro" e os alunos puderam manuseá-lo.

A aula foi muito produtiva, ouve interação entre os alunos e entre as três matérias das ciências, Biologia, Física e Química. Pois na aula, eles perceberam a refração nas diferentes lentes (física), conheceram a fisiologia do olho humano (biologia) e tiveram contato com lentes fabricadas em diferentes materiais e algumas com produtos químicos adicionados, como exemplo das anti-reflexo e foto-sensíveis (química).




















Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...