No dia 02/08/2010, auxiliamos na realização de um experimento para a disciplina de química sobre ácidos e bases.
Os alunos foram divididos em 4 grupos e receberam o seguinte roteiro para a realizarem a experiência:
Roteiro Ácidos e bases
Materiais
Repolho roxo
Copos plásticos transparentes com medida
Faca ou estilete
Reagentes ( vinagre, álcool, limão, sabão em pó, bicabornato de sódio, hidróxido de sódio)
Água destilada (foi usada água da )
Peneira
Procedimentos
Cortar o repolho roxo e amassar bem dentro de um copo com água e depois peneirar o extrato e separar o extrato nos outros copos.
Solução
Preparo
Observar a coloração e identificar o PH aproximado
- Colocar em um copo plástico 10ml de extrato de repolho roxo e o vinagre branco
- Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o álcool
- Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o suco de limão
- Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o sabão em pó
- Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o bicarbonato de sódio
- Colocar 10ml de extrato de repolho roxo e o hidróxido de sódio
Responda as questões.
Quais dos materiais testados são ácidos? Entre esses, quais são os mais ácidos?
Quais são básicos? Quais são os mais básicos?
Certo material confere cor lilás ao repolho roxo. Em que faixa de PH esse material se encontra?
Seguindo o roteiro, os grupos picaram o repolho e o amassaram juntamente com água para obter o extrato. O suco obtido (extrato) foi dividido em seis copos plásticos e cada um deles foi adicionado uma substância diferente (citadas no roteiro acima). Após a mistura os alunos puderam observar a cor obtida em cada copo e compará-las à tabela indicadora de cores do PH. Posteriormente foi usado a fita de indicador de PH para verificar se a cor realmente estava indicando certo em cada mistura.
A aula foi muito produtiva, a experiência deu certo, os alunos gostaram e assimilaram bem o conteúdo ácidos e bases.
Nenhum comentário:
Postar um comentário