Acompanhamos os alunos até o laboratório para ajudá-los a realizarem uma experiência sobre dilatação de sólidos e líquidos. Separados em cinco grupos, receberam um roteiro para a realização de três experiências.
A primeira experiência foi realizada com os seguintes materiais: folha de papel ofício, folha de papel alumínio, cola branca, tesoura e uma vela. Os alunos colaram a folha de papel alumínio na de ofício, depois a recortam em forma de retângulo e a colocaram próximo a chama da vela, mantendo-a ali por alguns segundos. Eles puderam perceber que com o aquecimento a folha de alumínio ficou maior que a de papel, mesmo elas estando coladas, pode-se perceber que o alumínio dilatou mais.
Na segunda experiência eles manusearam um fio de cobre enrolando-o em um pequeno objeto para moldá-lo em forma de argola, bem apertado. O fio moldado, foi colocado sobre a chama de uma vela e deixado ali durante 2 minutos. Logo em seguida o fio foi passado pelo molde e observado que a argola estava maior, concluindo-se assim que o calor da chama dilatou o cobre.
Na terceira experiência utilizamos água, balão de fundo chato, rolha, lamparina, guache e vara de vidro. Seguindo o roteiro, eles colocaram água com guache dentro do balão de vidro e o puseram no suporte acima da lamparina. A vareta de vidro foi introduzida pela rolha que vedava o balão, até que tocasse o fundo do mesmo, ficando metade dela no líquido e metade para fora, acima da rolha. Depois de um tempo pode-se observar que o líquido subia pela vareta conforme o fogo da lamparina aquecia a água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário