Visite o site do nosso campus

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mapa Conceitual

O Mapa Conceitual (IHMC Cmap Tools), é uma ferramenta importante para auxiliar a aprendizagem significativa do aluno. O Cmap deve ser produzido após a retirada de conceitos de um determinado assunto, como um texto ou livro, e colocados no mapa de forma hierárquica e com o máximo de conexões e ligações possíveis entre os conceitos.





No laboratório de informática, ministramos uma oficina para familiarizar os alunos com a ferramenta, incentivando assim o uso da mesma. Depois da demonstração de mapas feitos e a instrução de como operar o Cmap, os grupos escolheram dois textos que já haviam visto nas aulas teóricas, um de física e outro de química. Cada grupo construiu seu primeiro mapa contando com nossa monitoria, o segundo mapa foi construído somente por eles para ser apresentado aos colegas em Data Show no auditório da escola.




A apresentação aconteceu na semana seguinte a preparação do mapa. Os alunos mostraram-se empolgados e apreensivos por se tratar de uma experiência nova.
Ficamos impressionadas com a assimilação e a facilidade com que eles dominaram a ferramenta, todos conseguiram apresentar e extrair conceitos dos textos escolhidos, o que achamos muito bom para o primeiro contato com o Cmap. A apresentação dos mapas, gerou uma boa discussão entre os alunos que a cada mapa apresentado foram aprendendo com os erros dos colegas adquirindo senso crítico para com a interpretação dos mapas, seguindo as nossas orientações.


Abaixo um dos mapas apresentados no dia.





3 comentários:

  1. Realmente foi impressionante o desenvolvimento dos alunos. Muito bom de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Esse tipo de forma de mostrar o conteúdo para os alunos foi bem interessante e eles gostaram também. E as apresentações foram muito boas.

    ResponderExcluir
  3. Nota: Nem todos os computadores da escola estavam funcionando e em alguns, onde o operacional é Linux, não conseguimos instalar o programa Cmap Tools (mesmo auxiliados pela técnica de informática da escola), restando apenas os que rodavam no Windows. Foi necessário, para agilizar a oficina, emprestarmos nossos computadores particulares
    para o uso de alguns grupos. Mas no final tudo deu certo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...