Visite o site do nosso campus

terça-feira, 31 de agosto de 2010

2ª Feira Multidisciplinar Regional

(Galeria de exposição da Feira)

Na última semana, dias 26 e 27 de agosto, aconteceu nas dependências da SDR (Secretaria do Estado de Desenvolvimento Regional) em Araranguá, a 2ª Feira Multidisciplinar Regional. A feira contou com a participação de alunos e professores que apresentaram projetos nas diferentes áreas da educação. O grande público que compareceu ao local pode apreciar as mais variadas e criativas exposições, que interessavam e chamavam a atenção de todos. Além dos colégios estaduais da região, a APAE e o IFC (Instituto federal Catarinense) também estavam expondo no evento.


(nós do PIBID juntamente com a professora Karine)

Os alunos do ensino médio, Luan (1º Ano) e Wilian (3º Ano), da Escola de Educação Básica Apolônio Ireno Cardoso (EEBA) do Arroio do Silva, marcaram sua presença na feira. Orientados pela professora de Química e Física, Karine Coelho (nossa orientadora no PIBID na escola), os estudantes apresentaram o projeto "CEP" (Circuito de Energia Permanente) que consiste na construção de  um gerador auto-sustentável, que produz sua própria energia e a distribui em uma pequena rede para mover (fazer funcionar) alguns eletrodomésticos, como computador, televisão, teclado, aparelho de som, etc. O gerador funcionou, mas o circuito não consegue se sustentar por mais de 3 horas.

(O aluno Luan e a Professora Karine)

            
Os professores da EEBA também apresentaram o Projeto Ambial, que é desenvolvido na escola durante todo o ano e incentiva os alunos a participarem de atividades artísticas e a desenvolverem jogos visando a preservação do ambiente, utilizando materiais reciclados em seus trabalhos. 


(Jogos feitos com materiais reciclados)





Escrito por: Lenise Souza (lenisesc73@hotmail.com)

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Ácidos e Bases

No dia 02/08/2010, auxiliamos na realização de um experimento para a disciplina de química sobre ácidos e bases.
Os alunos foram divididos em 4 grupos e receberam o seguinte roteiro para a realizarem a experiência:


Roteiro Ácidos e bases


Materiais

Repolho roxo

Copos plásticos transparentes com medida

Faca ou estilete

Reagentes ( vinagre, álcool, limão, sabão em pó, bicabornato de sódio, hidróxido de sódio)

Água destilada (foi usada água da )

Peneira



Procedimentos

Cortar o repolho roxo e amassar bem dentro de um copo com água e depois peneirar o extrato e separar o extrato nos outros copos.



Solução

Preparo

Observar a coloração e identificar o PH aproximado


  1. Colocar em um copo plástico 10ml de extrato de repolho roxo e o vinagre branco
  2. Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o álcool
  3. Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o suco de limão
  4. Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o sabão em pó
  5. Colocar o 10ml extrato de repolho roxo e o bicarbonato de sódio
  6. Colocar 10ml de extrato de repolho roxo e o hidróxido de sódio




Responda as questões.



Quais dos materiais testados são ácidos? Entre esses, quais são os mais ácidos?

Quais são básicos? Quais são os mais básicos?

Certo material confere cor lilás ao repolho roxo. Em que faixa de PH esse material se encontra?









Seguindo o roteiro, os grupos picaram o repolho e o amassaram juntamente com água para obter o extrato. O suco obtido (extrato) foi dividido em seis copos plásticos e cada um deles foi adicionado uma  substância diferente (citadas no roteiro acima). Após a mistura os alunos puderam observar a cor obtida em cada copo e compará-las à tabela indicadora de cores do PH. Posteriormente foi usado a fita de indicador de PH para verificar se a cor realmente estava indicando certo em cada mistura.
A aula foi muito produtiva, a experiência deu certo, os alunos gostaram e assimilaram bem  o conteúdo ácidos e bases.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...