Visite o site do nosso campus

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Dia dos Professores!



Dia 15/10 os professores e colaboradores da Escola Apolônio se reuniram em uma pizzaria da cidade para comemorar o dia. A confraternização foi muito boa, principalmente para nós bolsistas que nos integramos mais com o pessoal da escola.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Mapa Conceitual

O Mapa Conceitual (IHMC Cmap Tools), é uma ferramenta importante para auxiliar a aprendizagem significativa do aluno. O Cmap deve ser produzido após a retirada de conceitos de um determinado assunto, como um texto ou livro, e colocados no mapa de forma hierárquica e com o máximo de conexões e ligações possíveis entre os conceitos.





No laboratório de informática, ministramos uma oficina para familiarizar os alunos com a ferramenta, incentivando assim o uso da mesma. Depois da demonstração de mapas feitos e a instrução de como operar o Cmap, os grupos escolheram dois textos que já haviam visto nas aulas teóricas, um de física e outro de química. Cada grupo construiu seu primeiro mapa contando com nossa monitoria, o segundo mapa foi construído somente por eles para ser apresentado aos colegas em Data Show no auditório da escola.




A apresentação aconteceu na semana seguinte a preparação do mapa. Os alunos mostraram-se empolgados e apreensivos por se tratar de uma experiência nova.
Ficamos impressionadas com a assimilação e a facilidade com que eles dominaram a ferramenta, todos conseguiram apresentar e extrair conceitos dos textos escolhidos, o que achamos muito bom para o primeiro contato com o Cmap. A apresentação dos mapas, gerou uma boa discussão entre os alunos que a cada mapa apresentado foram aprendendo com os erros dos colegas adquirindo senso crítico para com a interpretação dos mapas, seguindo as nossas orientações.


Abaixo um dos mapas apresentados no dia.





Diluição e misturas de soluções

Levamos o segundo ano do ensino médio ao laboratório de Física e Química para um experimento sobre diluição. O procedimento foi simples mas bem interativo.
Usando copo de plástico, água, limão e um roteiro para seguir, os alunos misturaram água e limão em diferentes proporções e provaram para sentir a diferença da concentração da mistura através do gosto.
Primeiramente provaram a água pura, depois fizeram uma solução com poucas gostas de limão e uma com mais limão que a primeira. Provando as misturas eles puderam perceber através do paladar a diferença na concentração da solução formada e que o limão estava totalmente diluído na água.
Depois de fazer e provar as duas soluções eles as misturaram, somente para visualizarem a diferença entre solução e mistura entre as soluções.






terça-feira, 19 de outubro de 2010

Dilatação de Sólidos e Líquidos

Acompanhamos os alunos até o laboratório para ajudá-los a realizarem uma experiência sobre dilatação de sólidos e líquidos. Separados em cinco grupos, receberam um roteiro para a realização de três experiências.

A primeira experiência foi realizada com os seguintes materiais: folha de papel ofício, folha de papel alumínio, cola branca, tesoura e uma vela. Os alunos colaram a folha de papel alumínio na de ofício, depois a recortam em forma de retângulo e a colocaram próximo a chama da vela, mantendo-a ali por alguns segundos. Eles puderam perceber que com o aquecimento a folha de alumínio ficou maior que a de papel, mesmo elas estando coladas, pode-se perceber que o alumínio dilatou mais.



Na segunda experiência eles manusearam um fio de cobre enrolando-o em um pequeno objeto para moldá-lo em forma de argola, bem apertado. O fio moldado, foi colocado sobre a chama de uma vela e deixado ali durante 2 minutos. Logo em seguida o fio foi passado pelo molde e observado que a argola estava maior, concluindo-se assim que o calor da chama dilatou o cobre.






Na terceira experiência utilizamos água, balão de fundo chato, rolha, lamparina, guache e vara de vidro. Seguindo o roteiro, eles colocaram água com guache dentro do balão de vidro e o puseram no suporte acima da lamparina. A vareta de vidro foi introduzida pela rolha que vedava o balão, até que tocasse o fundo do mesmo, ficando metade dela no líquido e metade para fora, acima da rolha. Depois de um tempo pode-se observar que o líquido subia pela vareta conforme o fogo da lamparina aquecia a água.





Tais experiências auxiliaram na percepção dos alunos quanto à dilatação, tanto dos sólidos quanto dos líquidos.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...